quarta-feira, 30 de maio de 2012

Aquecimentos Específicos

Como já discutimos, modalidades esportivas em sua maioria são acíclicas, ou seja, sem um padrão continuo de movimento e sem interferência.
Sendo assim, por que um jogador de futebol ou de qualquer outra modalidade acíclica precisa aquecer correndo ao redor do campo, nos famosos "trotezinhos"?
O aquecimento serve, não só para preparar os grupos musculares como também os sistemas energéticos e o sistema nervoso.
Quanto mais específico melhor para que o atleta tenha a percepção do seu estado físico e mental daquele dia!
Espero que aproveitem os vídeos!
Abraços,
Renato Tenguan

2 comentários:

  1. Mais uma vez, excelente comentário. Eu acho que "aquecimento" deveria ter outro nome, você não acha, Tenguan? Por que você não propõe um? Eu já vi as coisas mais absurdas por causa desse nome:
    1. um grande levantador de peso que tomava uma dose de Dreher antes de entrar no tablado. O objetivo era AQUECER sem se desgastar
    2. pessoas que não conseguiam entender o que deveriam fazer num dia quente de verão, pois mais "aquecidas", impossível
    3. gente correndo na esteira antes de fazer supino com cargas superiores a 80% (e depois, claro, correr o risco de lesões no peitoral porque não acreditam em cargas progressivas)

    Seria legal pegar diferentes tipos de atividade (diferentes gestos esportivos, diferentes intensidades) e discutir isso.

    Ontem eu fui treinar com meus amigos de Mogi. Eles são atletas de elite-elite em força. São homens e grandes. O raciocínio deles de que eu não devo me desgastar com progressões muito graduais (de 10 em 10kg, ou até 5 em 5kg no supino) faz todo sentido. Mas notei que em mulheres, quando as cargas passam de 90% no supino ou desenvolvimento, por exemplo, a progressão menos gradual provoca uma resposta inibitória.

    Esse equilíbrio entre desgaste e preparo neural é fino e complicado. Mas não é disso que se trata o "aquecimento"?

    ResponderExcluir
  2. Vc tem toda razão Marília. Mas uma pergunta. Como achar este equilíbrio? Existem algumas maneiras até subjetivas para tal, mas será que achar esta sensação de esforço seria o ideal? Faço isso diariamente com aquecimentos dinâmicos em meus clientes. Movimentos estes que são determinados pela deficiência motora apresentada no FMS, mas principalmente em busca das respostas mensionadas pelo Tenguan. Sintonia fina mesmo, eu acho.

    ResponderExcluir