quarta-feira, 2 de maio de 2012

Minha visão da Preparação Física

Há tempos ensaio para criar um blog que eu possa discutir e compartilhar o que eu penso e minha visão do Esporte. Como sou apaixonado pela área, fiquei em dúvida de qual seria o melhor tema a iniciar. Porém, aprendi que não há o melhor tema, sempre haverá o que escrever e o porque escrever. Decidi então escrever sobre a minha visão da PREPARAÇÃO FÍSICA dentro do futebol atual.
Ano passado, entrevistado por um jornal chinês, me perguntaram: "o que você acha do preparo físico dos jogadores chineses e dos profissionais que trabalham com a Preparação Física?"
Respondi que achava ultrapassada a maneira a qual a maioria dos profissionais trabalham. 
Fico impressionado de ver (e não é apenas lá) como muitos profissionais pararam no tempo. É fácil dizer que o Barcelona corre o tempo todo, que tem um jogo bonito, ou que o time do Chealse é forte fisicamente, mas por que não analisamos o trabalho feito por lá? 
Por que quando se fala de treinamento intermitente, treinamento híbrido, treinamento integrado, etc. muitos profissionais não entendem do que se trata?
Quando critiquei a preparação física feita lá, foi porque, até hoje se treina com corrida de 20, 30 minutos ao redor do campo visando uma melhora da capacidade aeróbia. Mas o jogador corre assim durante o jogo? Os momentos decisivos do jogo acontecem de que maneira? Acontecem de maneira rápida (atividade anaeróbia) ou lances lentos (atividade aeróbia)? 
Se olharmos para a fisiologia da modalidade, muitas respostas serão encontradas e desmascararemos muitos "mitos" sobre a preparação física.
Antes de conhecer algumas pessoas importantes como o Thiago Passos, o Silas Rodrigues, o Maurício Gonzales e o Matías Scavo, sabia que as capacidades físicas se manifestavam de maneiras diferentes dentro das modalidades acíclicas (modalidades que não sejam, corrida, natação, ciclismo), mas não sabia como treina-las e de que maneira ocorria essas manifestações. 
Foi em Leipzig (2006/07) através do Matías e do Maurício que comecei a conhecer sobre o que seria treinamento intermitente e ai minha visão mudou! Comecei a enxergar as modalidades de maneira distintas (sobre o ponto de vista da preparação física) e quando fiz os cursos de treinamento funcional e kettlebell da ADF( http://www.artedaforca.com.br/ ), consegui relacionar e unir as visões que me eram passadas da área de Esporte (minha formação esportiva e da faculdade), da área de fisioterapia (minha irmã e diversos amigos), massagem (meu querido e admirável avô), das artes marciais (meu avô, meu amigo Edgar, mestre do aikido). Hoje em dia, posso afirmar que sinto muita confiança para conversar, planejar e explicar tudo o que se relaciona a Preparação Física.
Se em um uma partida um jogador, acelera, breca, salta, muda de direção, domina a bola, passa, etc. por que não treinarmos dessa maneira? Por que correr 20, 30, 40 minutos ao redor do campo? Por que ir para sala de musculação e achar que ficar forte lá é ficar forte no campo? 
E modelos de periodização, isso também faz parte de preparação física? Sim, fazem e são umas das partes principais dessa área. Eu particularmente não gosto de copiar a risca nenhum deles,  me utilizo de muitos como guia. 
Em próximos post, falarei sobre cada um dos treinamentos citados (intermitente e funcional) além de modelos de periodização e outros temas relacionados a modalidades esportivas! 

Renato Hiroshi Tenguan

Nenhum comentário:

Postar um comentário